Ações preventivas em saúde e segurança do trabalho aumentam a produtividade

A prevenção de acidentes de trabalho tem influência direta na produtividade e competitividade das empresas e, consequentemente, nos custos de produção. “Acreditar e implantar uma cultura de prevenção de acidentes está se revelando um excelente investimento, pois, com o aumento do conhecimento e das atitudes preventivas, há redução do risco de lesões, diminuição das taxas de incidentes e com isso ocorre aumento de produtividade”, afirma. Carlos Andre Fiuza, engenheiro de saúde e segurança do trabalho do Sesi no Paraná.

De acordo com os dados mais recentes da Previdência Social, o Paraná é o 4º estado brasileiro no ranking de acidentes de trabalho, atrás de SP, MG e RS. Em números absolutos, o estado registra cerca de 45 mil acidentes – os acidentes de trajeto, que representam 16,8% desse total, também devem ser considerados, pois causam paralisações.

São programas jurídicos, laudos, análises de ergonomia ocupacional, higiene ocupacional, além de assessoria e assessoria técnica personalizada, capacitações e treinamentos nas normas regulatórias.

“Na prática, os serviços auxiliam as empresas no cumprimento da lei, fornecendo subsídios para uma gestão mais correta, reduzindo os custos vinculados ao fator sinistro da previdência, índice que serve para flexibilizar as taxas. %, 2% ou 3%. relativos aos riscos ambientais no trabalho; entre outros”, dizem eles.

FONTE: BEM PARANÁ

Leave A Reply